domingo, 26 de abril de 2009

Sustentabilidade


Nos últimos anos uma forma de vida alternativa nos foi proposta, viver de modo sustentável foi o grande paradigma de muitas causas, conferências e governos. Vivemos no milênio onde a proposta: consuma sem consumir o mundo que você vive, estar constantemente colocada em dúvida, na verdade a palavra sustentabilidade só se sustenta se você fizer alguma, conscientização que boa parte da sociedade ainda não possui.

Modo de vida sustentável implica diretamente na utilização do meio ambiente de forma consciente, aqueles gestos que já sabemos, mas fazemos questão de não nos importar. Economizar água durante um banho, colocar seu lixo na coleta seletiva, exigir madeira legalizada entre outras ações, são primordiais para uma vida sustentável. Saber todo mundo sabe, mas infelizmente ainda é minoria as pessoas que tem esse nível de conscientização ambiental, mas a noticias de distorções climáticas, escassez de recurso naturais e a ameaça direta à vida humana, certamente daqui alguns anos teremos mais adeptos ao modo de vida sustentável, afinal as pessoas realmente só tomam providências quando estão sendo afetadas diretamente, infelizmente.

Esperamos que para aprender novos hábitos não seja preciso perdemos o que temos, outro mundo é possível, mas a mudança começa a partir da organização dos nossos quartos, ou seja, começa por cada um de nós mas o bem é coletivo. Afinal na mudança de atitude não há mal que não se mude.

Num mundo onde agente fica achando normal uma fauna ou uma flora extinta, no meio de tantas irracionalidades acima de tudo existe você, certamente você não pode ser um presidente e lutar pela promoção da vida ou ser um ativista Green Pearce, mas que tal partir de uma prática diária com mudanças na sua rotina?